Crise, será que vai piorar?
Façam as suas apostas. O Brasil está vivendo tempos difíceis, e a crise toma conta da política e principalmente da economia do país. Se 2021 foi um ano difícil no ponto de vista financeiro, os especialistas garantem que 2022 terá basicamente o mesmo andamento. Claro que a população não pode ser tão pessimista, mas a ideia é que todos freiem os seus gastos enquanto ainda a tempo. Pois parece que a crise ainda vai ser assunto por um tempo no país.
O país vive dois momentos críticos que impedem o seu crescimento, de um lado a fragilidade política e do outro a crise econômica. Dois problemas que tendem aumentar de maneira imensurável nos próximos meses, sendo que a política do país é um das principais responsáveis pela a crise em todos os setores. Quer saber se a crise vai piorar? Quase certo que sim. Comece por analisar a quantidade de empresas fechando e o aumento do desemprego.
A economia brasileira não está em sua melhor performance já faz um bom tempo, e se engana as pessoas que acreditam que a crise é um fato novo. A crise está se estendendo faz anos e só no momento atual os impactos foram de fato sentidos em todos setores, seja o público ou privado. Se a situação das pessoas nos dias atuais encontra-se ruim a tendência é pior, a começar pela inadimplência das pessoas físicas e claro, a perda de valores das empresas.
A inadimplência das pessoas físicas está a aumentar desde o ano passado e a realidade atual afirma que a situação pode piorar, e não é apenas por conta do aumento das taxas de juros, mas também pelo aumento do desemprego que será gerado por conta de muitas empresas fecharem. A perda dos seus valores tende a fechar muitas empresas e apenas aquelas com estratégias a qual são inteligentes e cautelosas, poderão se sobressair e sobreviver.
Como não se prejudicar na crise
É muito comum encontrar pessoas perguntando como elas devem agir para não serem prejudicadas na crise. Poderia ser algo complexo responder essa pergunta, mas na verdade só existe uma maneira para não ser prejudicado que seria manter seu dinheiro aplicado em programas seguros como renda fixa, não realizar compras a prazo, pagar todas as suas dívidas em dia e até antes dos reajustes de juros e se manter atentos sobre os passos da crise.
Pode parecer simples o que fora dito anteriormente, mas em um país que a economia encontra-se sem qualquer pretensão de crescimento passa a ser difícil planejar ações financeiras. Poderia ser pior como a crise que a Grécia está vivenciando, mas não é. Por isso que a nação brasileira ainda tem uma chance de se recuperar ou se manter longe dos impactos da crise. O melhor a se fazer no momento e ter consciência sobre o que poderá ou não fazer.
Por mais preocupante que seja a situação atual do país será preciso encarar os desafios com a cabeça erguida. Todos terão um deserto a atravessar e o futuro a preparar. A crise pode piorar? Sim, mas cabe a população saber se deseja enfrentar esse impacto com agressividade ou precaução para evitar mais perdas. Cuidado com seus investimentos, e se for o caso busque pelo auxílio dos profissionais financeiros que podem te trazer boas informações.