Ano Novo, finanças em dia!
Nada melhor do que começar o ano novo com controle de suas finanças. E ao contrário do que muitas pessoas pensam a mudança não deve acontecer apenas em seus hábitos relacionados a saúde do corpo, mas também na financeira que provavelmente depois de um final de ano agitado deve estar ao menos um pouco impactada. Começo de ano é uma confusão, as contas das festas começam a chegar e é provável que todos estejam enlouquecendo.
Mas calma, pois para tudo há uma solução. Com o ano novo o desejo de ter as finanças controladas é basicamente unanime, mas para que isso se torne uma realidade é necessário adotar algumas mudanças. Essas mudanças vão além das simples economias para se criar um fundo financeiro e acredite, é mais que interessante saber quanto você gasta por mês (desde os gastos simples até os mais complexos) e principalmente, saber quanto ganha mensalmente.
Na atual situação econômica do país é interessante que as pessoas passam a ter mais controle sobre suas finanças e não exagerem nas compras com o prazo longo para pagar. Se deseja adquirir algo que tenha um valor elevado é aconselhado adquirir à vista e realmente se tiver condições. Pois em caso contrário poderá assumir uma nova dívida, sem ao menos ter condições no futuro de realizar o pagamento. Conheça suas finanças antes de comprar.
Ano Novo e mais controle financeiro.
As planilhas financeiras são conhecidas em todo o mundo como uma forma de providenciar a organização das suas finanças. Através do controle que as planilhas acabam promovendo, é possível identificar onde está o problema em sua rotina financeira e como poderá solucionar de forma coerente. Com isso, é interessante buscar modelos de planilhas para começar a utilizar ou no caso criar sua própria planilha com campos criados a partir de seu objetivo.
Essa planilha precisa conter informações precisas sobre seus rendimentos e claro, todas as suas despesas. Seja honesto consigo mesmo e saiba que não adianta esconder a realidade de você, por mais assustadora que ela seja. Só assim você terá chances concretas de organizar as suas finanças. O segredo da planilha financeira é se organizar e ter uma ampla noção de que para ter a vida financeira saudável, será necessário gastar menos do que se ganha.
Está no vermelho? Não precisa se desesperar. Caso esteja devendo para alguma instituição financeira ou outro estabelecimento será preciso negociar suas dívidas e buscar uma maneira de pagar sem entrar no vermelho em outros locais. O maior desafio das pessoas que estão no vermelho é resolver todos seus problemas financeiros e depois evitar ficar inadimplente novamente. A sua planilha precisa ser bem organizada para que isso possa ser evitado.
É interessante separar sua planilha em modalidades. Primeiro comece pelas Receitas, ou seja, pelas entradas de dinheiro. Inicie com um campo para cada tipo de Receita (Exemplo: Salário (líquido), receitas com alugueis, entradas extras, etc.) e depois com os campos para os seus gastos. Como no exemplo mais usado pelas pessoas onde o primeiro é o campo de despesas essenciais como os alimentos, o segundo são contas de água, luz, aluguel e telefone, o terceiro são os bens e serviços que tornam a sua vida melhor (Exemplo: despesas com veículos (IPVA, Seguro, Gasolina etc.) e o quarto seria o desnecessário, ou seja, aqueles que são dispensáveis.
É necessário dizer que a planilha não vai resolver todos os seus problemas e para fazer as suas finanças chegarem em uma posição saudável será mais que necessário mudar suas atitudes e principalmente, se controlar para que os gastos não ultrapassem o seu orçamento. Mude as suas atitudes, encare o ano novo como um capítulo indispensável em sua vida para as mudanças.
Baixe nosso modelo de planilha para iniciar o seu controle do orçamento.